Sejam bem-vindos ao Zhang Ziyi Brasil, sua primeira, melhor e maior fonte brasileira sobre a atriz chinesa Zhang Ziyi, mais conhecida por protagonizar os filmes O Tigre e o Dragão, O Clã das Adagas Voadoras e Memórias de uma Gueixa. Aqui você encontrará todas as notícias da carreira da Ziyi, além de fotos, vídeos, entrevistas, entre outros. Esperamos que goste de nosso trabalho e volte sempre!

Novas fotos publicadas pela Ziyi em sua conta oficial no Weibo com a sua filha Xingxing! ❤️…

Cerca 2 dias atrás from Zhang Ziyi Brasil's Twitter via Twitter Web Client

Zhang Ziyi

Nome completo: Zhang Ziyi (em chinês: 章子怡)
Data de nascimento:  09 de fevereiro de 1979
Local de nascimento: Pequim, China
Idade atual: 38 anos
Altura: 1,65m
Signo: Aquário
Pais: Li Zhousheng e Zhang Yuanxiao
Filhos: Wang Xingxing (nascida em 27 de dezembro de 2015)
Marido: Wang Feng (desde março de 2015)
Ocupação: Atriz profissionalmente desde 1996

Zhang nasceu e cresceu em Pequim, China. Seus pais são Zhang Yuanxiao (em chinês: 章元孝), um contador e mais tarde economista, e Li Zhuosheng (em chinês: 李涿生), uma professora de jardim de infância. Ela é muito próxima do seu irmão mais velho, Zhang Zinan (章子男; nascido em 1973). Zhang começou a estudar danças tradicionais quando tinha 8 anos; consequentemente, ela se juntou a Beijing Dance Academy através da sugestão dos pais aos 11 anos. Na escola, ela percebeu o quão malvadas eram as meninas umas com as outras competindo por status entre os professores. Zhang não gostou muito das atitudes de suas colegas e professores e, em uma ocasião, fugiu da escola. Aos 15 anos, Zhang ganhou o campeonato nacional de dança juvenil e começou a aparecer em comerciais de televisão em Hong Kong. Em 1996, Zhang entrou na prestigiosa Central Academy of Drama em Pequim com 17 anos. No mesmo ano, o seu primeiro filme para a televisão foi gravado, Touching Starlight (sem tradução em português). Feito para a televisão chinesa, foi baseado em uma história real: uma jovem dançarina perde o movimento das pernas e decide criar um programa de rádio para incentivar outros portadores de deficiências físicas.

Em 1998, enquanto estudava na Central Academy of Drama e estava com 19 anos, foi oferecido a Zhang o seu primeiro papel no cinema pelo diretor Zhang Yimou em seu filme The Road Home, que venceu o Urso de Prata no Berlin International Film Festival em 2000. Zhang interpretou uma garota do interior que se apaixonou pelo professor da pequena vila em que mora e venceu o prêmio de Melhor Atriz no Hundred Flowers Awards em 2000 pela sua performance. Mas foi em 2000, com a estreia de Crouching Tiger, Hidden Dragon de Ang Lee que Ziyi alcançou fama internacional devido ao sucesso do filme nos Estados Unidos e na Europa. O seu sucesso a levou a Hollywood, onde estrelou produções como Rush Hour 2 (2001) e The Horsemen (2009). A partir daí, Ziyi estrelou produções aclamadíssimas como Hero (2002), House Of Flying Daggers (2004), Memoirs of a Geisha (2005) e The Grandmaster (2013). Ziyi tem continuado a sua carreira alternando entre filmes asiáticos e hollywoodianos, desde dramas até wuxias, sendo uma das atrizes chinesas mais conhecidas pelo mundo. Ela também participou como jurada de programas como The X Factor China The Birth Of An Actor, tendo os seus participantes vencedores em ambos os programas.

Carreira – Em breve

Prêmios – Em breve

Curiosidades – Em breve

...