Sejam bem-vindos ao Zhang Ziyi Brasil, sua primeira, melhor e maior fonte brasileira sobre a atriz chinesa Zhang Ziyi, mais conhecida por protagonizar os filmes O Tigre e o Dragão, O Clã das Adagas Voadoras e Memórias de uma Gueixa. Aqui você encontrará todas as notícias da carreira da Ziyi, além de fotos, vídeos, entrevistas, entre outros. Esperamos que goste de nosso trabalho e volte sempre!

A conta oficial de The Birth of an Actor publicou novos stills de Ziyi caracterizada no episódio 8…

Cerca 36 minutos atrás from Zhang Ziyi Brasil's Twitter via Twitter Web Client

Zhang Ziyi

Nome completo: Zhang Ziyi (em chinês: 章子怡)
Data de nascimento:  09 de fevereiro de 1979
Local de nascimento: Pequim, China
Idade atual: 38 anos
Altura: 1,65m
Signo: Aquário
Pais: Li Zhousheng e Zhang Yuanxiao
Filhos: Wang Xingxing (nascida em 27 de dezembro de 2015)
Marido: Wang Feng (desde março de 2015)
Ocupação: Atriz profissionalmente desde 1996

Zhang nasceu e cresceu em Pequim, China. Seus pais são Zhang Yuanxiao (em chinês: 章元孝), um contador e mais tarde economista, e Li Zhuosheng (em chinês: 李涿生), uma professora de jardim de infância. Ela é muito próxima do seu irmão mais velho, Zhang Zinan (章子男; nascido em 1973). Zhang começou a estudar danças tradicionais quando tinha 8 anos; consequentemente, ela se juntou a Beijing Dance Academy através da sugestão dos pais aos 11 anos. Na escola, ela percebeu o quão malvadas eram as meninas umas com as outras competindo por status entre os professores. Zhang não gostou muito das atitudes de suas colegas e professores e, em uma ocasião, fugiu da escola. Aos 15 anos, Zhang ganhou o campeonato nacional de dança juvenil e começou a aparecer em comerciais de televisão em Hong Kong. Em 1996, Zhang entrou na prestigiosa Central Academy of Drama em Pequim com 17 anos. No mesmo ano, o seu primeiro filme para a televisão foi gravado, Touching Starlight (sem tradução em português). Feito para a televisão chinesa, foi baseado em uma história real: uma jovem dançarina perde o movimento das pernas e decide criar um programa de rádio para incentivar outros portadores de deficiências físicas.

Em 1998, enquanto estudava na Central Academy of Drama e estava com 19 anos, foi oferecido a Zhang o seu primeiro papel no cinema pelo diretor Zhang Yimou em seu filme The Road Home, que venceu o Urso de Prata no Berlin International Film Festival em 2000. Zhang interpretou uma garota do interior que se apaixonou pelo professor da pequena vila em que mora e venceu o prêmio de Melhor Atriz no Hundred Flowers Awards em 2000 pela sua performance. Mas foi em 2000, com a estreia de Crouching Tiger, Hidden Dragon de Ang Lee que Ziyi alcançou fama internacional devido ao sucesso do filme nos Estados Unidos e na Europa. O seu sucesso a levou a Hollywood, onde estrelou produções como Rush Hour 2 (2001) e The Horsemen (2009). A partir daí, Ziyi estrelou produções aclamadíssimas como Hero (2002), House Of Flying Daggers (2004), Memoirs of a Geisha (2005) e The Grandmaster (2013). Ziyi tem continuado a sua carreira alternando entre filmes asiáticos e hollywoodianos, desde dramas até wuxias, sendo uma das atrizes chinesas mais conhecidas pelo mundo. Ela também participou como jurada de programas como The X Factor China The Birth Of An Actor, tendo os seus participantes vencedores em ambos os programas.

Carreira – Em breve

Prêmios – Em breve

Curiosidades – Em breve

...